segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Série Quileute - A Linguagem Quileute

Como as línguas nativas têm se perdido pelo mundo em um ritmo alarmante, preservar a linguagem Quileute tem sido uma importante missão.
O trecho abaixo, da Segunda Edição do Dicionário Quileute descreve o esforço da tribo, não só para salvar a língua, mas revigorá-la:


"[Em 2007], o Conselho Tribal criou um Projeto de Revitalização Quileute, com o intuito de encorajar o uso das palavras e frases Quileutes no dia-a-dia da aldeia. Um vocabulário básico de saudações, perguntas, números, nomes de algumas coisas em Quileute foram disponibilizados para os membros tribais e funcionários através de aulas informais, e-mails e CD's de computador"


Para tornar disponível a língua para a tribo e para o resto do mundo, nós disponibilizamos alguns arquivos em PDF e MP3. Você também pode baixar a fonte Quileute e digitar suas próprias frases Quileutes!


Arquivos em PDF:

Arquivos em MP3:

Traduzido e adaptado de: http://www.quileutenation.org/quileute-language


Para ver e ouvir o alfabeto ao mesmo tempo é só abrir em uma janela "Alfabeto" (PDF) e em outra "Ouça o alfabeto Quileute" (MP3).
Com as frases é o mesmo esquema; o arquivo em PDF "Palavras e Frases" tem todos os conjuntos de palavras que estão separados em MP3.
Mas infelizmente todos os arquivos são somente em inglês.


Eu já aprendi algumas palavrinhas em Quileute e baixei a fonte no meu computador. É complicado, viu! O alfabeto é quase impossível de se entender. Eu me sinto um bebê novamente, tentando aprender uma nova língua. Mas é muuuito divertido e vale a pena!


Boa diversão :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário